top of page

Valadares ganha painel de exposição ao ar livre

06/10/2021

Agora quem passa por uma das principais ruas do centro de Governador Valadares se depara com um lindo painel de exposição de arte nos tapumes que envolvem a área de obras do Teatro Atiaia. É que nos últimos dois finais de semana, artistas plásticos da Associação de Artistas Plásticos de Valadares e grafiteiros da cidade se reuniram e deixaram a imaginação fluir, transformando o espaço com pinturas criativas.

A proposta era reproduzir nos tapumes, imagens que representassem a cultura do nosso município e região, como, música, circo, teatro, dança, natureza, monumentos históricos e muito mais.

Participaram da ação 16 artistas, que durante todo o movimento, demonstraram a alegria e satisfação em poder transmitir através da pintura, uma mensagem de esperança e ao mesmo tempo proporcionar mais interesse da população valadarense pela cultura local.

Para Pedro Henrique, um dos grafiteiros que participou da intervenção, fazer parte desse momento foi uma forma dos artistas contribuírem por meio da arte com a renovação de um patrimônio para a cidade e também fortalecer a cultura.

“Eu acho que é um momento bacana não só para os artistas estarem se expressando, mas também é sobre o quanto que a cidade está sendo presenteada com a informação de cada artista, a releitura que ele tem do local onde ele vive. Além disso, também é muito interessante para gente fazer parte da renovação do teatro atiaia, não só da reforma física, mas de manter a cultura viva,” comentou.

Aurora Pena presidente da Associação de Artistas Plásticos do Vale do Aço também relatou a importância da promoção de movimentos como este, trazendo mais visibilidade para os talentos dos artistas e também demonstrando a visão de cada um sobre o nosso município.

“Eu acho que para nós artistas é uma forma de mostrar a arte para a população. É uma oportunidade maravilhosa, para os cidadãos também enxergarem através desse painel a nossa visão sobre a nossa região. É também um sentimento de reconhecimento, estar aqui mostrando a nossa pintura e recebendo os elogios de quem passa pelo local é satisfatório,” pontuou.

A ação foi uma iniciativa da Cia de Teatro Katarriso com o objetivo de proporcionar aos artistas uma oportunidade de expor o talento e criar na sociedade um sentimento de pertencimento, uma vez que a reforma do Teatro é muito esperada pela classe artística e toda população. As obras contam com o patrocínio da Vale.

Luiz Mauro diretor-presidente da companhia também comentou sobre as expectativas em relação à intervenção.

“Acredito que essa ação pôde oferecer aos artistas da cidade uma grande oportunidade de retratar sua visão de cultura local e de proporcionar a classe um sentimento de pertencimento. Além disso, penso que a cidade pode a partir desse painel, passar a valorizar mais os movimentos culturais e as belezas naturais representadas através das pinturas,” pontuou.

ODS QUE CONTRIBUI

ODS da ONU.png
Documentários
 
 
Artes pintadas
 
 
Grafites (10).jpg
Depoimentos
 
Carlos.jpg

Carlos César

"A arte é muito importante na vida das pessoas e eu creio que essa ação além de trazer mais beleza para as ruas da cidade, poderá trazer mais beleza para a alma. Eu fico muito orgulhoso de poder estar aqui, mostrando meu trabalho e recebendo apoio em nosso meio."

Nilson Bonicenha

"Eu vejo essa ação como uma janela para os artistas apresentarem seus trabalhos e mostrarem para o público a capacidade artística do município. É uma alegria muito grande poder apresentar o nosso trabalho. Eu pretendo mostrar nesta pintura que através principalmente da leitura o indivíduo pode alcançar os estágios mais altos que ele almeja."

Nilson Bonicenha.jpg
Luiz Carlos.jpg

Luiz Carlos

"Eu fiquei imensamente alegre e satisfeito com essa iniciativa. Acredito que as pessoas tendo mais acesso poderão apreciar a arte e será muito importante para a nossa comunidade."

Aurora Pena

 
 

“Eu acho que para nós artistas é uma forma de mostrar a arte para a população. É uma oportunidade maravilhosa, para os cidadãos também enxergarem através desse painel a nossa visão sobre a nossa região. É também um sentimento de reconhecimento, estar aqui mostrando a nossa pintura e recebendo os elogios de quem passa pelo local é satisfatório.”

Aurora.jpg
Beth.jpg

Elizabeth Pereira

"Eu acho muito interessante poder representar algo da cidade através da pintura. Receber esse convite foi muito bom."

Bianca Venturini

 
 

“Quando criei a obra "É na rua que se dá à luz, seu nome será Arte" fiz pensando em acolher o outro, olhando a subjetividade do que seria uma arte acessível pra tod@s. Quando olho para Valadares, sinto que tem muita luta para ser travada, o que tem me motivado, é acreditar que se a arte que produzi conseguir alcançar o outro, talvez assim uma mudança comece.

Bianca Venturini.jpg
Douglas Fernandes.jpg

Douglas Fernandes

“Escolhi o palhaço como uma forma de homenagear os artistas circenses da nossa cidade e também dois amigos que são palhaços. Eu vi esse convite como uma bela oportunidade de mostrarmos nosso trabalho. Existe muitos artistas talentosos em nossa cidade, no graffiti tem vários e que muitas vezes ficam meio que anônimos por não terem oportunidade e nem apoio para expor sua arte. Espero que essa pintura nos tapumes seja uma porta que se abriu para nossa classe.”

Pedro Henrique

 
 

“Eu acho que é um momento bacana não só para os artistas estarem se expressando, mas também é sobre o quanto que a cidade está sendo presenteada com a informação de cada artista, a releitura que ele tem do local onde ele vive. Além disso, também é muito interessante para gente fazer parte da renovação do teatro atiaia, não só da reforma física, mas de manter a cultura viva.”

Foto Pedro Stryper.jpg
Thiago Moska.jpg

Thiago Moska

"O tema proposto era arte e arte era muito ampla, mas já pensando na reforma do teatro eu quis homenagear as artes cênicas e o próprio teatro e com isso eu produzi as máscaras, bem representativas do teatro e foi uma  tanto para os artistas daqui quanto para os da minha cidade. O sentimento é de alegria. A gente ama a nossa arte e onde a gente pode estar fazendo a gente faz. Eu acho importante empresas investirem em cultura e todo tipo de arte e envolvendo a cultura de rua eu acho mais rico ainda."

Wagner Pereira

 
 

"Diante da proposta, por ser um teatro e estar ligado com música, dança e várias outras coisas artísticas, eu decidi fazer um personagem que eu já costumo trabalhar com ele que é voltado a cultura hip-hop. É muito bacana poder fazer parte desse momento. E ter esse reconhecimento e o convite de pessoas de fora da nossa cidade é muito bom, nos motiva!"

Wagner Pereira.jpg
Lucas Meskita.jpg

Lucas Mesquita

"Bom pra mim o grafite não é apenas um desenho e esse desenho que eu escolhi e mostrar que a arte ilumina. E através da arte a gente tenta inspirar outras pessoas a terem novas ideias e fazer sempre pelo próximo e fazer o que o grafite faz que é: unir a criatividade, unir os irmãos de criatividade e unir os irmãos de rua. Eu fiquei extremamente honrado e satisfeito em poder estar participando. Primeiro porque vou estar fazendo parte dessa história. É o nosso teatro, a nossa casa de cultura!"

Gota verde.png
IMPACTO SOCIAL
 
 
 
 
 

13

 

Geração de Renda

10 mil

 

Público Geral

bottom of page